Recebi um e-mail da Juliana Borges, do Sequipe (Serviço de Quimioterapia de Pernambuco) e foi muito legal conhecer o trabalho que eles fazem. Daí, fiquei pensando em um post que pudesse ajudar na prevenção desta doença (câncer). Se vocês pudessem imaginar como a alimentação está ligada a isso…
Olha como as pessoas estão comendo mal. Além da alta ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, nada de atividade física. Excesso de estresse e nada de lazer. Que tal praticar pequenas mudanças?
O aumento do consumo de frutas, hortaliças e carboidratos complexos, que incluem os cereais, pães, vegetais de raiz, leguminosas, etc, e as fibras é o primeiro passo.  Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, e contém  antioxidantes, que combatem a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por doenças como o câncer.
Consuma peixes, principalmente os ricos em omega-3 como o salmão e o atum, pois podem diminuir os processos inflamatórios no corpo.
As frutas oleaginosas e os seus óleos como a amêndoa, castanha do pará, avelã, etc, além do óleo de linhaça e gergelim também não podem faltar por seu rico teor de antioxidantes.
E não se esqueça dos alimentos funcionais que são aqueles que além de funções básicas nutricionais, trazem benefício adicional para a saúde. Aveia, alho, tomate, iogurte, cenoura e brócolis são alguns deles.
Estes são alguns exemplos. E que tal esta receita para começar a entrar no clima?

Quibe de abóbora e espinafre

Rendimento:
6 porções com 260 calorias cada.
Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de trigo para quibe
  • 2 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 cebola ralada
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • hortelã  e salsa  picada a gosto
Recheio:
  • 200g de ricota
  • 1 xícara (chá) de espinafre cozido, espremido e picado
Preparo:
Coloque o trigo para quibe de molho em 2 xícaras (chá) de água e deixe por 30 minutos. Escorra bem e misture com o restante dos ingredientes. Amasse a ricota e misture com o espinafre. Em um refratário, coloque metade da massa de abóbora, coloque o recheio e o restante da massa de abóbora por cima. Pincele com 1 fio de azeite . Leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos.
Por Cinthya Maggi
Do blog Cinthya Maggi

Através do blog, você poderá acompanhar dicas de gastronomia, receitas e obter informações nutricionais, para devagarinho mudar os seus conceitos em alimentação. Você verá que pequenas mudanças trarão um resultado incrível! Curta as novidades e compartilhe do meu sonho de mostrar como conquistar a qualidade vida. Acredite! =]

Funpage: cinthyamagginutricao
Twitter: cinthyamaggi
Site: www.cinthyamaggi.com.br