Festas de fim de ano lembram alegria e confraternização, mas também lembram delícias gastronômicas e a preocupação com o peso. Em primeiro lugar, é bom lembrar que estas datas só acontecem uma vez ao ano e não é necessário se privar do que você gosta. Lembre-se apenas que não é necessário comer demais nem consumir alimentos muito calóricos.

Hoje vamos começar com as dicas de aperitivos, que incluem as bebidas e os petiscos.

BEBIDAS

Evite bebida alcoólica, pois cada grama de álcool tem 7 calorias e não possui nutrientes. O que você pode fazer é escolher a bebida menos calórica e com menos álcool como os vinhos e mistura-los à sucos de frutas, água de coco ou água mineral gasosa. São deliciosos.

SALGADINHOS E APERITIVOS

Fuja de frituras tipo coxinhas de galinha, croquetes, etc. Prefira os salgados de forno, mas sempre em pequenas quantidades. Pastas à base de queijo cottage e ervas ou de legumes cozidos, como a cenoura e batidos com ricota são excelentes com quadradinhos de pão integral light. Evite os biscoitos salgados pois são muito calóricos para servir com pastas.
Passo esta receita com batatinhas que vai enfeitar sua mesa e combina com o recheio mais picante. Também a deixei mais light. A quantidade de azeite e de lombo canadense foi reduzida, e a maionese foi misturada com iogurte e substituída pela versão light. Aproveite!

Batatinhas ao creme de pimentão defumado

Rendimento: 16 porções (2 metades com 40 calorias cada)

Ingredientes

  • 500g de batatas bolinha cozidas com a casca
  • Pasta de Pimentão e Lombo Defumado
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 100g de lombo canadense defumado
  • 3 colheres (sopa) de maionese light
  • 1 pote de iogurte
  • Salsa picada para salpicar

Preparo
Corte as batatinhas ao meio e depois corte uma fatia fina na base das batatas, de maneira que ela fique firme e coloque em uma travessa. Refogue a cebola e o pimentão no azeite e deixe amaciar, adicionando algumas colheres (sopa) de água. Bata no processador com o lombo canadense, a maionese e o igurte até ficar bem cremoso. Com o auxílio de um saco de confeiteiro ou de um saco plástico, coloque a pasta sobre cada batatinha e salpique a salsa picada. Sirva.

Fonte: http://www.cinthyamaggi.com.br/blog/festas-de-fim-de-ano-aperitivos

Autora: Cinthya Maggi

Fanpage: cinthyamaggi
Site: www.cinthyamaggi.com.br