Quando pensamos em receita sem glúten, lembramos sempre do milho e seus derivados. Este grão maravilhoso vindo lá das regiões mexicanas é poderoso em termos nutritivos e felizmente conserva sua casca durante o processo industrial, deixando as fibras, fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo.

A cor amarela é decorrente do betacaroteno, o mesmo da cenoura, poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças, além de conter vitamina E e ácido fólico. Você pode usar os derivados do milho para preparar pães e bolos e que vão substituir a farinha de trigo muito bem quando misturados com fécula de batata, creme de arroz, etc.

O milho verde é o que comemos na espiga ou debulhamos para preparar receitas. Quando fica mais seco, vai ser usado para fazer farinhas, fubá, quirera, farinha de milho, etc. O amido de milho é o “miolo” (endosperma) do grão moído. A pipoca já vem de um outro tipo de milho mais duro e menor. O milho para canjica também, é branco e sem gérmen.

Portanto, aproveite este alimento para preparar delícias para os que não podem consumir o glúten. Este pão é ideal para o café da manhã ou mesmo para preparar sanduíches. E o melhor, é feito com fermento em pó e nem precisa descansar para assar. Bom proveito!

PÃO DE MILHO E FUBÁ

Rendimento: 12 porções com 150 calorias cada

Ingredientes

  • 1 lata de milho verde,
  • 2 ovos,
  • 1 xícara (chá) de leite semidesnatado,
  • 1/4 xícara (chá) de óleo,
  • 1 colher (chá) de sal,
  • 1 xícara (chá) de farinha ou creme de arroz,
  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso,
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo

Bata no liquidificador o milho, os ovos, o leite, o óleo e o sal. Coloque em uma tigela e misture a farinha de arroz, o fubá e o fermento em pó. Coloque em uma forma de bolo inglês média untada com margarina e polvilhada com fubá. Asse em forno médio (180 ºC) por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado e firme. Retire, espere amornar e desenforme. Corte em fatias e sirva.

Fonte: http://www.cinthyamaggi.com.br/blog/receita-maggica-sem-gluten-pao-de-milho-e-fuba

Autora: Cinthya Maggi

Fanpage: cinthyamagginutricao
Twitter: cinthyamaggi
Site: www.cinthyamaggi.com.br