Muitos estudos mostram que consumir frutas pode diminuir os riscos de doenças do coração e também a pressão sanguínea, prevenindo a hipertensão. Outros mostram o seu papel na luta contra o câncer. Mas infelizmente no mundo todo, o consumo destes alimentos é abaixo do esperado. O ideal seria consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia.

Portanto, aproveite esta época do ano, onde normalmente estamos em um ritmo mais tranqüilo e temos mais tempo para cuidar da alimentação, para aumentar o consumo delas. São refrescantes, ricas em nutrientes eantioxidantes e ainda ajudam a manter o corpo hidratado. No verão, ficamos desidratados rapidamente e as frutas contêm cerca de 80% de água. Assim, se você se esquece de tomar água, elas já ajudarão com uma boa parte.

E sabe porque devemos consumir alimentos ricos em água? Todos os alimentos comestíveis que consumimos tem que ser digeridos para se transformarem nos nutrientes que vão ser aproveitados pelo nosso corpo. Os carboidratos (açúcares) da fruta são transformados em glicose (energia) quando digeridos. Quando isto acontece, o corpo produz água e dióxido de carbono. Assim, ele usa a água e elimina o dióxido através dos pulmões. Assim, uma salada de fruta, por exemplo, é digerida em menos de 30 minutos. Assim, você consegue mais energia para utilizar melhor no seu corpo e não gasta a energia para digerir um alimento rico em gorduras, como por exemplo um bife. E uma sobremesa a base de manga e kiwi, bem geladinha para acalmar o calor e ainda ajudar na hidratação? Além de ser light , é claro!

GELADO DE MANGA E KIWI

Rendimento: 10 porções com 80 calorias cada

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 3 xícaras (chá) de manga em cubinhos
  • 4 colheres (sopa) de adoçante em pó, culinário
  • 6 kiwis em rodelas

Preparo

Misture a gelatina na água e dissolva em banho-maria. Bata no liquidificador com a manga e o adoçante. Espalhe a granola no fundo de uma forma de fundo removível média (20cm de diâmetro) e despeje o recheio de manga, delicadamente. Enfeite com o kiwi e deixe na geladeira até a hora de servir. Retire o aro e sirva. Se quiser, enfeite com granola sem açúcar nas laterais.

Com açúcar: substitua o adoçante em pó culinário por 6 colheres (sopa) de açúcar. Neste caso fica com 120 calorias cada porção.

Autora: Cinthya Maggi

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